Purê de Tomate Fermentado – Parte I

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kayoko takeda fotos 14 min 300x225 - Purê de Tomate Fermentado - Parte IEstá no ar a primeira parte de como fazer o purê de tomate fermentado. Este purê e delicioso e muito refrescante nos dias quentes do verão. A fermentação aidiona valor nutricional aos vegetais, principalmente Vitamina C e Vitamina B12 e a acidez dos alimentos fermentados fazem muito bem à nossa digestão e captação de nutrientes dos alimentos. A diversidade dos ácidos gerados na fermentação confere o sabor complexo, profundo, intenso ácido na medida certa que faz muito bem. É sempre bom ter um purê disponível na geladeira com esta qualidade! E é probiótico rico em bactérias do bem. Use de preferência sem aquecê-lo.

SUGESTÃO DE COMO SERVIR O TOMATE FERMENTADO:

  1. Servir como cobertura em sorvetes.
  2. Fazer uma salada fria de macarrão penne com tomates cerejas fermentados, cubos de queijo frescal ou outro de sua preferência, folhas de manjericão,  azeite e polvilhar com páprica picante defumada ou flocos de pimenta calabresa
  3. Colocar em salada de verduras, salada de batatas e maionese etc

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“O tomate é uma fruta, apesar de normalmente ser usado como legume em saladas e pratos quentes. É um ingrediente muito utilizado em dietas de emagrecimento porque cada tomate tem apenas 25 calorias, e tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.

O tomate tem como principal benefício para a saúde ajudar a prevenir o câncer, principalmente o câncer da próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno, que está muito mais bio-disponível quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.

Tomate: Principais benefícios e como consumir

Alguns dos principais benefícios do tomate incluem:

1. Prevenir o câncer de próstata

O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata.

A quantidade de licopeno varia dependendo do estado de maturação do tomate e da forma como é consumido, sendo que o tomate cru contém 30 mg de licopeno/kg, enquanto seu suco pode ter mais de 150 mg/L, sendo que os tomates maduros também contêm maior quantidade de licopeno que os verdes.

Alguns estudos indicam que o consumo de molho de tomate aumenta as concentrações de licopeno no organismo, 2 a 3 vezes mais do que quando consumido na sua forma fresca ou em suco.

2. Combater problemas cardiovasculares

O tomate, por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.

3. Cuidar da visão, da pele e do cabelo

Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.

4. Ajudar a regular a pressão arterial

O tomate é rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, por ser rico em água também cria um efeito diurético.

Além de manter a pressão regulada, o tomate também evita a fraqueza e as cãibras musculares durante a atividade física intensa.

5. Fortalecer o sistema imune

Devido ao seu conteúdo em vitamina C, consumir tomate ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois ajuda a combater os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções.

Além disso, a vitamina C também é um excelente cicatrizante e facilita a absorção de ferro, sendo particularmente indicada para o tratamento contra a anemia. Além disso, a vitamina C serve ainda para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

Informação nutricional

O tomate é uma fruta porque tem características biológicas de crescimento e desenvolvimento semelhante às frutas, mas as suas características nutricionais são mais próximas dos legumes, como por exemplo a quantidade de carboidratos presentes no tomate que está mais próxima de outros legumes do que de outras frutas.”

FONTE:https://www.tuasaude.com/beneficios-do-tomate/

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