Receita – Como Fazer o Okara

cursos logotipo transparente kayoko takeda - Receita - Como Fazer o Okara
IMG 1621 1024x768 - Receita - Como Fazer o Okara

Okara é o resíduo da soja após a prensagem para fazer o tofu que é o queijo de soja. É muito rico em fibras e como deixo a soja no demolho por mais de 8 horas,  até iniciar a fermentação, posso afirmar que estão bons para consumo em termos de fitatos contidos na soja.

“O okara é um subproduto do extrato do “leite” da soja com baixo valor comercial,mas apresenta em sua composição 25,4% a 28,7% de proteína, de 9,3% a 10,9% de lipídeos, e de 52,8% a 58,1% de fibras. A composição desse subproduto depende do processo de elaboração do leite de soja, principalmente na etapa de moagem, e da qualidade da matéria prima. O okara úmido faz parte da dieta alimentar oriental, e a partir dos anos 70 vem sendo introduzido na alimentação humana no ocidente.

 

okara

As indústrias brasileiras que processam o extrato de soja produzem uma quantidade enorme de okara como resíduo, que apesar de suas propriedades nutricionais relevantes, é muitas vezes utilizado apenas como ração animal.”

FONTE: https://museudinamicointerdisciplinar.wordpress.com/2014/05/05/okara-um-residuo-especial/#:~:text=A%20soja%20%C3%A9%20um%20alimento,vitaminas%2C%20fibras%20e%20compostos%20antioxidantes.

“Contraindicações da soja

Algumas contraindicações da soja são um pouco controversas: alguns especialistas afirmam que a alta quantidade de isoflavonas, quando ingeridas em excesso, podem:

  • causar problemas de tireoide em pessoas com hipotireoidismo,
  • estimular a puberdade precoce e
  • prejudicar a fertilidade, no caso dos homens.

No entanto, outros estudiosos garantem que, apesar de as isoflavonas serem similares ao estrogênio, elas não são iguais e atuam de modo diferente no organismo.

Por fim, algumas pessoas têm mais dificuldade em

  • digerir os grãos da soja e
  • podem sofrer de gases.

Por via das dúvidas, vale a pena ficar de olho na quantidade recomendada.

Como obter o máximo de seus benefícios

quantidade diária máxima de consumo de soja deve girar em torno de 100 gramas ou uma concha de soja por dia, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.

Também é interessante consumir três vezes por semana, tendo em vista as altas quantidades de isoflavona, que como visto anteriormente, podem ser maléfica, quando em excesso.

A melhor forma de consumir a soja é em forma de tofu, grãos ou farinha, pois dessa forma o alimento mantém suas propriedades nutricionais.

Já o óleo de soja e a versão texturizada não são tão interessantes, pois perdem em nutrientes.

O mais importante é optar sempre pela soja orgânica e não a transgênica. Todos os benefícios relatados aqui são referentes ao alimento em versão natural. Ainda são poucos conhecidos os efeitos da versão geneticamente modificada para o organismo humano.”

FONTE: https://www.greenme.com.br/alimentarse/alimentacao/5399-soja-faz-bem-a-saude/

Deixe um comentário

Leia outros artigos