OZONI OU ZONI
Esta é uma sopa especial que é servido no primeiro dia do Ano Novo. Normalmente é um caldo claro à base de dashi e shoyu.
Mas varia muito, cada região tem sua receita e famílias também criam sua receita favorita.
É preciso ter o moti (bolinho de arroz glutinoso) como um dos ingredientes.
Ingredientes (3 porções):
- 6 fatias de Kiri Moti (bolinho de arroz) ou 03 motis redondos
- 5 cm de cenoura cortada em rodelas em formato de flores
- 5 cm de nabo cortadas em tiras bem finas.
- 15 cm de gobo (raiz de bardana) cortada em tiras bem finas
- 02 folhas de hakussai (acelga) ou mostarda
- ½ kamaboko (massa de peixe) cortado em rodelas
- Dashi kombu (alga kelp) ( 10 cm se largura média)
- 6 shiitakes (cogumelos desidratados) pequenos ou 3 médios
- 2 colheres de sopa de saquê licoroso mirim
- 3 colheres de sopa de shoyu
- Sal o quanto baste
Modo de preparar:
- Em uma panela colocar 800 ml de água, quando ferver coloque as folhas da acelga e ferva por 10 minutos, retire e coloque em seguida em água com gelo.
- Na água fervente da panela inclua a água do demolho do dashi kombu, a água do demolho do shiitake e os shiitakes e continue fervendo em fogo médio por 10 minutos e retire o dashi kombu continuar fervendo adicione a cenoura, o nabo, o gobo.
- Enquanto os legumes cozinham, numa chapa de ferro grossa ou no forninho elétrico grelhe o moti em fogo medio-baixo até que esteja grelhada por fora e macia por dentro.
- Retire as cenouras para que não cozinhe demais e coloque as fatias de kamaboko para ferver por 3 minutos. Aperte bem retirando a água da acelga e corte no tamanho de 2,5 cm. Coloque os temperos e está pronto o caldo. Separe o shiitake e kamaboko para ornamentar.
- Dispor os motis nas tigelas, o caldo com os ingredientes e por último ornamente com acelga, shiitake, cenouras e kamaboko.
Sugestões: Este prato deve ser servido como entrada. Se desejar pode ser servido com um ovo cozido, ovo fermentado ou ovo frito.