Quão Importante é o Ensino!

Kayoko Takeda Koji Alchemy

Kayoko TakedaQuando eu estava aguardando um transplante bilateral dos meus pulmões, me encontrava com imunidade muito baixa, tinha muitas complicações na minha saúde devido a fibrose nos meus pulmões. Neste período tão crítico eu comecei  a procurar uma alimentação que pudesse melhorar minha imunidade. E me encontrei com os alimentos probióticos.

Um dia assisti uma palestra que Sandor Ellix Katz falava sobre missô, koji, amazake e outros alimentos fermentados  como alimento ou condimento probiótico e saudável em uma  palestra proferida na Universidade de Harvard. Esta  palestra chamou minha atenção porque cresci comendo estes alimentos. Mergulhei no mundo da fermentação. Em primeiro lugar comprei o livro A Arte da Fermentação, um manual completo  do Palestrante de Harvard, Sandor Katz e comecei minha jornada estudando o livro e praticando muito,  minha cozinha foi se transformando em um laboratório. Gosto de ensinar, sou bacharel em Enfermagem e também tenho licenciatura em enfermagem. Então despertou em mim o desejo de ensinar  este assunto tão importante  que eu estava aprendendo. 

Havia visto, no passado, pessoas cultivando grãos no leite e diziam que fazia bem para a saúde, mas ninguém sabia explicar com clareza. 

Muitas conservas que praticamos na cultura japonesa são  lactofermentadas e probióticas. Probióticos significa que o alimento ou suplementos têm bactérias benéficas para a nossa microbiota. A função intestinal e nossa saúde melhoram  muito com o uso regular deles.  Muitas outras conserva rápidas da culinária japonesa, os assazukes que sobram numa refeição,  com alguns cuidados na armazenagem podem se transformar em probióticas. E todas essas coisas precisavam ser ensinadas. Nesta época já comecei  a ter o desejo de aprender a fazer Koji e os produtos feitos com Koji. Minha tia faz misso artesanal há mais de 25 anos. Comprei outro livro: The Noma Guide to Fermentation de René Redzepi e David Zilber, um livro encantador e moderno em que aprendi bastante com eles também por exemplo fermentar frutas em plástico selado a vácuo. Por último tive a grata surpresa quando estava vendo os livros à venda na Amazon.br. Não tive dúvida, comprei na hora o livro Koji Alchemy de Rich Shih e Jeremy Umansky, um livro de letras pequenas, com mais de 300 páginas que veio complementar o que precisava aprender para fazer um bom missô, koji e muitos outros produtos derivados do koji. Com um dicionário ao lado, segui lendo, fazendo anotações e estudando muito. Sou muito grata aos autores destes livros todos que citei por gastar o seu precioso tempo escrevendo um livro, ensinando como fazer estes preciosos alimentos que vão impactar de várias formas a vida de muitas pessoas. Vejo por mim, aqui em algum lugar numa cidade no centro oeste deste imenso Brasil onde a população tem muito a aprender sobre como fazer desde um simples picles fermentado ao missô e shoyu!  Assisti muitos vídeos em Inglês e Japonês.  Agradeço os ótimos vídeos de Kawashima Ya. O fato de entender um pouco destes idiomas foi muito importante. Hoje meu curso de Missô, Koji, Shoyu e Afins está pronto! O curso Alimentação Milenar: Fermentados e Probióticos, um curso quase completo sobre fermentação de vegetais  tem muitos alunos e da mesma forma o Workshop Incríveis Vinagres Artesanais. 

Hoje quero expressar minha profunda gratidão, uma vez mais,  aos autores destes livros que citei. Se não fossem estes livros eu não poderia ensinar este assunto tão relevante para os dias de hoje, em primeiro lugar ensinar as pessoas como incluir alimentos probióticos na dieta do dia a dia. Ensinar o benefício que este tipo de alimentação pode trazer para nossa saúde e por fim ensinar como preparar os condimentos como missô, shoyu, que são um pouco mais complexo mas que qualquer pessoa pode aprender. Meu desejo é que os brasileiros cultivem o hábito de incluir alimento fermentado e probiótico  nas refeições do dia a dia, assim como é na minha cultura. 

Quanto a minha saúde a imunidade melhorou muito, meu estado de ânimo também melhorou com a inclusão dos probióticos, e o meu sonho e meu novo projeto me trouxeram um novo ânimo e por tantas orações a meu favor, pude sair da fila de transplantes e posso levar uma vida quase normal; Deus me deu a Graça da cura! Deus seja Louvado!

 

#aartedafermentação

#thenomaguidetofermentation

#KojiAlchemy 

#kojibuildscommunity 

#ourcookquest

#kawashimaya

#ComunidadekojiBrasil

@david_zilber

@reneredzepinoma

Deixe um comentário

Leia outros artigos

15 Receitas para seu Bem Estar e Saúde

Baixe GRÁTIS

Associada da Amazon