Nukazuke

cursos logotipo transparente kayoko takeda - Nukazuke
Nukazuke miniatura youtube

Um pouco da história do tsukemono

Pode-se dizer que essa conserva, que pode facilmente ser preparada com sal, é um dos alimentos processados mais antigos do mundo. Os registros referentes ao tsukemono aparecem em obras que vão da Era Nara (séc. VIII) à Era Heian (sécs. VIII a XII). Após o século XII, a forma de preparo consolidou-se, e os ingredientes foram diversificados. Na Era Muromachi (sécs. XIV a XVI), as técnicas desenvolveram-se ainda mais e, na Era Edo (sécs. XVII a XIX), surgiu o nukazuke (à base de farelo de arroz).

303 tsukemono2 - Nukazuke
TRADIÇÃO – Tsukemono é um dos alimentos mais antigos do mundo

Nessa época, o tsukemono sofreu variações, incluindo em seu preparo saquê, missô, shoyu ou vinagre, dando origem ao missozuke (à base de missô), kasuzuke (à base de resíduos da fermentação do saquê). O takuan (o mais popular tsukemono, de nabo) surgiu também no mesmo período e teria recebido o nome por ter sido preparado pela primeira vez pelo monge Takuan. Assim, definiu-se a forma da refeição típica dos japoneses, que combina arroz, missoshiru, tsukemono e mais um prato.

Pensa-se que o tsukemono seja um alimento surgido espontaneamente. O Japão, que não possui sal extraído das rochas, descobriu essa substância ao consumir o peixe fresco com a água do mar e também ao observar o sal que se formava na superfície, quando se grelhava os frutos do mar.

Os peixes deixados à beira da praia tornavam-se saborosos alimentos desidratados, por causa da água do mar que continham. E logo descobriram que as verduras ganhavam mais sabor quando guardadas salgadas, além de se conservarem por mais tempo. Após estabelecer a relação entre o sal e a conservação dos alimentos, inventou-se o molho de peixe e também o shoyu, o missô e outros alimentos fermentados.

FONTE: https://www.nippo.com.br/historia_culinaria/n303.php

Nukazuke é um picles japonês feito de uma variedade de verduras e legumes como pepino, cenoura, berinjela, daikon ou nabo que são servidos frequentemente ao lado de refeições tipo teishoku ou refeições tradicionais Japonesas.

Deixe um comentário

Leia outros artigos

ebook receitas - Nukazuke

15 Receitas para seu Bem Estar e Saúde

Baixe GRÁTIS

Associada da Amazon